quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

40 dias

O tempo quaresmal se iniciou ontem, com a quarta-feira de cinzas. E eu encontrei esse site de Braga, Portugal, que é feito especialmente para esse tempo litúrgico.
A quaresma consiste nos 40 dias após o carnaval e antes da Semana Santa. É um tempo de recolhimento, de reflexão, em que recomenda-se praticar de forma mais intensa o jejum, a esmola e a oração. O site tem inclusive os roteiros das procissões, além de outras informações importantes para quem passar pela cidade nessa época. E ficou bem bacana, todo roxinho, seguindo a cor litúrgica da quaresma. Dá até pra baixar um wallpaper e deixar o PC tematizado. Vai lá ver :)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

pé ante pé


Quando estão rápidos demais, param um pouquinho pra rever se o caminho está legal. Quando estão muito lentos, procuram incentivo pra logo se apressarem. Pés que andam em estradas tranquilas, pés que andam em rapidíssimas rodovias. Pés que se cansam, pés que se animam. Pés que seguem, pés fiéis.

A estampa é daqui.

verde no preto


Link

Outra t-shirt. Outra combinação de cores linda, linda. E a lembrança de que tê-lo estampado em nossas vidas desde pequeninos ajuda bastante quando, já crescidos, outras estampas aparecem por aí.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

via crucis


A Quaresma está próxima. A Paróquia São Mateus (BH/MG) realiza há 2 anos, durante a Quaresma, o Projeto Via Crucis. Instituições diversas recebem a vista de jovens que vão conhecer realidades onde há "cruzes maiores que as nossas". Eu participei da primeira versão e foi muito intensa. Fomos ao Leuceminas, Colônia Santa Izabel, Toca de Assis. Deparar-se com o sofrimento do outro tão de perto nos faz perceber o quanto somos pequenos e muitas vezes egoístas. E é mais ou menos nesse momento que acabamos tomando vergonha na cara e parando de reclamar de qualquer coisa. É nesse momento que paramos pra refletir no sentido da nossa caminhada por aqui, da nossa caminhada Via Crucis.


O carinho dos jovens em visita à Colônia Santa Izabel,
espaço para portadores de hanseníase

estratégia de moisés

A criança, na catequese, ficou conhecendo a história da travessia de Moisés no Mar Vermelho. A catequista ensinava:

- Para fugirem dos egípcios, Moisés, levantando a mão, dividiu as águas do Mar Vermelho, abrindo uma área completamente livre para os hebreus atravessarem. Depois que atravessaram, o mar se fechou e os egípcios se afogaram.

Chegando em casa, a mãe pergunta à criança:

- E então filho, o que aprendeu hoje na catequese?
- Mãe, aprendi a história de Moisés e do Mar Vermelho.
- E como foi?
- Bom, Moisés precisava salvar os hebreus dos egípcios. Estava muito complicado, os egípcios estavam próximos. Moisés, então, construiu uma moderníssima ponte que atravessava o Mar Vermelho, por onde os hebreus rapidamente subiram e se salvaram. Assim que atravessaram, a ponte se fechou e os egípcios não os alcançaram.
- Filho, mas foi desse jeito mesmo que a catequista contou pra vocês?
- Olha mãe, não foi beeem assim, não. Mas se eu contar, nem a senhora vai acreditar...


Escutei em um curso de formação da Paróquia São Mateus (Belo Horizonte/MG). A história foi contada pra ilustrar a cabecinha das crianças de hoje, que precisam ser catequizadas. Não é mais tão simples como antigamente. Não mesmo. As técnicas, portanto, precisam ser diferentes.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

bíblia USB

Link

Na onda dos pen drives em formatos diversos, encontrei esse aqui, com o formato da Bíblia, feito de bambu e madeira. Não dá pra saber pelo link se ele tem ou não uma versão eletrônica do livro sagrado dentro. Mas se não tiver, dá pra colocar. Há uma série de links na internet, como esse aqui.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

colorido



Essas imagens são vendidas em caixinhas fechadas, na sorte você sai com a verde, a azul ou outra cor que acompanha também um desejo: paz, amor, esperança, entre outros. Dá pra colecionar e colocar em diversos lugares da casa, ou colocá-las todas juntas, que fica bem bacana também. De qualquer jeito elas estarão ali pra nos lembrar de conversar com ele em algum momento durante o dia. Seja pra pedir paz, amor, esperança...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

dizicor

Uso oral, pediátrico e comunitário

Este medicamente deve ser mantido ao alcance de crianças e adultos

Validade: eterna

Bula do medicamento

Atenção: este medicamento pode contagiar sua geração futura.

Comprovadamente, não existe qualquer
contra-indicação ao uso de Dizicor.


Ele chegou para mim meio "caidinho", com cara de que já passou na mão de várias pessoas. Mas dá pra entender: o Dizicor é um brinde que incentiva, de forma bastante inteligente, à contribuição do dízimo. Trata-se de uma pequena "caixinha de remédio" que simula um "medicamento do coração". Ele traz do lado de fora inscrições como "Validade: eterna", "Este medicamento deve ser mantido ao alcance de crianças e adultos" e "Uso, oral, pediátrico e comunitário". Na Bula do medicamento, mais conteúdo bacana, inteligente e bem-humorado. Alguns trechos extraídos:

Informações ao Paciente:
Atenção: Este componente pode contagiar sua geração futura. Seus filhos e netos participarão da comunidade que você ajudou a construir e manter.

Amor fraterno: é o componente principal da fórmula. O seu efeito age no corpo todo. Deixa o rosto mais bonito, o coração palpita no compasso do coração de Jesus e deixa um hálito de Deus e um frescor do espírito. Não tem contra-indicação.

Indicações:
Dizicor é indicado ainda para todos os casos de infecções negativas no ambiente comunitário, causadas por bactérias ou fungos do gênero: "não tô nem aí", "num vô dá dinheiro pro Padre", "já dô ajuda pros pobres", "Igreja não precisa de dinheiro", e tantos outros que circulam livremente nos ambientes religiosos.

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, de Belo Horizonte/MG, foi quem elaborou esse material tão bacana. Tomara que esse remédio mexa com o coração de muita gente por aí.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

errar • cair • levantar



Esse belíssimo vídeo faz parte de uma campanha do site catholicscomehome.org, que pretende, junto com outras ferramentas de comunicação, sensibilizar católicos e ex-católicos a voltarem para casa. E lembra a cada um que, não importa o que tenhamos feito, ele está prontinho e felizinho pra nos receber outra vez. Mesmo que a gente erre e caia, ele é nosso pai, nos ama e por isso está esperando com o mesmo carinho de sempre. Pra sempre.

Obs.: a legenda do vídeo contém erros de português. Peço que desconsiderem, pois baixei o vídeo assim. Mas o conteúdo continua valendo a pena.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

derpertando a alma


Este relógio desperta tocando a canção "Amazing Grace", fica incandescente e mostra citações da Bíblia, incluindo também a oração de São Francisco. Lembrar que estamos sendo abençoados desde quando levantamos da cama é uma ótima forma de começar o dia. Além do corpo, a alma também desperta bem cedinho.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

mensagem para você

Link
Uma agência de publicidade em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, lançou uma campanha (que incluia outdoors e mensagens nos autocarros, entre outros meios) com 17 mensagens diferentes “de Deus”. Gostei de algumas, vejam só:

• Encontramo-nos na Minha casa domingo antes do Jogo - Deus
• Vem e traz as crianças - Deus
• Precisamos conversar - Deus
• Aquilo de “ama o teu próximo”, era a sério. - Deus
• Amo-te… Amo-te… Amo-te… - Deus
• O caminho que estás a seguir vai ter a Minha casa? - Deus
• Segue-me. - Deus
• Precisas de indicações? - Deus
• Já leste o meu livro Best-Seller? Vai haver um exame… - Deus

pausa para o café • pausa para a meditação

Link

O link deste post apresenta a apostila "Sacred Space" que pode ser baixada em PDF com orientações sobre como encontrar, no meio do trabalho, momentos de encontro com Deus. A apostila ficou bem bacana e dá sugestões interessantes, como: montar um quadro-mural de agradecimentos no local de trabalho, reservar alguns minutos do horário do café, para caminhar e procurar ficar na presença de Deus. Se somos chamados a ser santos é no meio do mundo, então é preciso encontrar maneiras de estar com Deus, inclusive no trabalho, certo?