quinta-feira, 16 de abril de 2009

salve jorge


Link

Amanhã é dia de São Jorge (23 de abril).
O estúdio russo Art Lebedev criou palitinhos de plástico com a imagem do santo, representado sobre o seu cavalo, "atacando" os aperitivos. A peça ficou lindinha (design de Natalia Antsiferova)e vale relembrar a história desse cara que fez muito mais do que "vencer um dragão":

Em torno do século III D.C., havia nos domínios do Império Romano um jovem soldado chamado Jorge.

Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da VERDADE.

Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: "Não, imperador. Eu sou servo de um Deus vivo. Somente a Ele eu temerei e adorarei".

Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303.

A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Verdadeiro guerreiro da fé, sua imagem mais conhecida é montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão que simboliza satanás.

Com seu testemunho, este grande santo nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário